Seminário – Co-CerealValue: Economia Circular, Simbiose Industrial e a Cadeia de Abastecimento de Cereais

27 de abril de 2022 | 9h00 – 13h00

Seminário – Co-CerealValue: Economia Circular, Simbiose Industrial e a Cadeia de Abastecimento de Cereais

O défice na produção de cereais é um fator crónico em Portugal. A volatilidade dos preços, a livre circulação de mercadorias e a especialização de produções a nível global criaram elevados riscos de interdependência. Por outro lado, o sector agro-alimentar é fortemente afetado pela pressão exercida pelos custos de disposição de resíduos, regulações ambientais e preocupações sobre a degradação ambiental.

Companies must innovate in their processes in order to apply the concept of Circular Economy and, therefore, they need to review their strategies and define policies that establish beneficial relationships between companies that are part of an industrial ecosystem. The sector's sustainability can be achieved through the use and valorisation of waste from the activities of another company, thus creating a synergistic and mentoring relationship of zero waste.

Neste enquadramento o projecto Co-CerealValue pretendeu investigar e desenvolver novos produtos inovadores para a alimentação humana (Food) e animal (Feed) a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais, tais como a sêmea, o gérmen e o pó de cereal, promovendo desta forma a utilização eficiente, segura e sustentável de recursos.

Adicionalmente, o Co-CerealValue visou criar uma solução integrada para controlo da rastreabilidade ao longo da cadeia alimentar, através do desenvolvimento de um sistema de sensorização inovador, tendo por base smart-objects, associados à Internet das Coisas (IOT), um sistema será capaz de monitorizar a cadeia de valor, permitindo o controlo da qualidade da matéria-prima desde a origem da produção (campos de cultivo), passando pelo transporte e armazenamento, até ao cliente final.

Neste seminário terá a oportunidade de conhecer os principais resultados e o seu impacto no futuro do sector. Para participar inscreva-se aqui.

09H00 RECEÇÃO DE PARTICIPANTES
09h30

Abertura

Paula Castro | Diretora da Escola Superior de Biotecnologia
Nuno Fernandes | Diretor-Geral da Silos de Leixões
António Baptista | Investigador Coordenador do INEGI
Luís Ramos | Administrador da Germen – Moagem de Cereais

10h00 

Apresentação geral e objetivos do Co-CerealValue
Nuno Fernandes | Diretor-Geral da Silos de Leixões

Novos produtos para a alimentação humana e animal a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais
Manuela Pintado | Investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (ESB/UCP)

Novas abordagens de Simbioses Industriais e sensorização inovadora para rastreamento da cadeia de fornecimento de cereais
António Baptista | Investigador Coordenador do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI)

11h00

Apresentação dos protótipos de Food, de Feed e Smartobject
Coffee-Break

11h30

Mesa Redonda: Economia Circular, Simbiose Industrial, Cadeia de abastecimento de Cereais
Moderador:
 Deolinda Silva | Diretora Executiva PortugalFoods
Participantes:
Gisela Santos | Diretora do Grupo de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI
Luís Ramos | Administrador da Germen – Moagem de Cereais
Ana Maria Gomes | Investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (ESB/UCP) 
Luísa Magalhães | Diretora Executiva da Smartwaste
Miguel Tomé | Diretor de Operações da Silos de Leixões

12h45 Wrap-up