
Garantir a Sustentabilidade do sector dos cereais
O défice na produção de cereais é um factor crónico em Portugal. A globalização garantiu o acesso a produtos antes impensáveis, mas a volatilidade dos preços, a livre circulação de mercadorias e a especialização de produções a nível global criaram também elevados riscos de interdependência.
Por outro lado, o sector agro-alimentar é fortemente afectado pela pressão exercida pelos custos de disposição de resíduos, regulações ambientais e preocupações sobre a degradação ambiental.
As empresas têm que inovar nos seus processos de forma a aplicar o conceito de Economia Circular e, por isso, necessitam de rever as suas estratégias e definir políticas que estabeleçam relações benéficas entre as empresas integrantes de um ecossistema industrial. A Sustentabilidade do sector pode ser alcançada através do aproveitamento e valorização dos desperdícios das actividades de outra empresa, criando assim uma relação sinérgica e mentora do desperdício zero.

Valorização de Subprodutos
Novos Produtos de alto teor nutricional
O projecto Co-CerealValue pretende investigar e desenvolver novos produtos inovadores para a alimentação humana (Food) e animal (Feed) a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais, tais como a sêmea, o gérmen e o pó de cereal.
Adicionalmente, outros subprodutos ou recursos naturais de baixo valor, serão integrados nas formulações, assegurando que estes novos produtos tenham alto valor nutricional em proteínas, antioxidantes e fibras.
Deste modo, para além de se desenvolverem novos produtos alimentares, será ainda promovida a utilização eficiente, segura e sustentável de recursos.

Assegurar a Segurança Alimentar ao longo da cadeia
A preocupação por uma alimentação mais saudável e o mercado da indústria agro-alimentar cada vez mais competitivo tem resultado, nos últimos anos, no aumento de esforços para garantir a segurança alimentar na rastreabilidade dos bens consumidos.
Ciente deste problema, o Co-CerealValue visa criar uma solução integrada para controlo da rastreabilidade ao longo da cadeia alimentar, através do desenvolvimento de um sistema de sensorização inovador, tendo por base smart-objects, associados à Internet das Coisas (IOT), numa conexão clara à Indústria 4.0.
Este sistema será capaz de monitorizar a cadeia de valor, permitindo o controlo da qualidade da matéria-prima desde a origem da produção (campos de cultivo), passando pelo transporte e armazenamento, até ao cliente final.

Cooperação e Sinergias Estratégicas
Um dos objectivos do projecto é criar uma base de comunicação, de partilha de conhecimentos e de união de esforços para que os intervenientes da cadeia de valor da transformação de cereais cooperem na valorização do sector.
O Co-CerealValue assenta assim sobre um modelo de simbiose industrial, capaz de valorizar a nível nutricional, económico e ambiental desperdícios agro-alimentares decorrentes do armazenamento e processamento dos cereais.
Para tal, estabeleceu-se um consórcio que é constituído por 2 entidades empresariais, nomeadamente, o co-promotor líder Silos de Leixões, que possui uma larga experiência na receção, armazenamento, movimentação e expedição de granéis agroalimentares e a Germen, que é uma entidade especializada na moagem de cereais; bem como por 2 entidades não empresariais do sistema I&I (ENESII), a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

